Releases


20 de Agosto de 2013

Alcoa entre as Melhores Empresas para Trabalhar

 

Companhia conquistou o primeiro lugar na categoria “Melhor Empresa para Mulher Trabalhar” e o 18º lugar na categoria “Grandes”

 

A Alcoa foi classificada pela décima segunda vez entre as “Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil”, na categoria Grandes e Multinacionais, na 17ª edição da pesquisa conduzida pelo Great Place to Work® em parceria com a Revista Época (Editora Globo). A cerimônia de premiação foi realizada ontem, em São Paulo (SP).
 
A empresa figurou em 18º lugar na categoria “Grandes” e em 1º lugar na categoria “Melhor Empresa para Mulher Trabalhar”. Além disso, se destacou nos sub-rankings “Melhores do setor de Indústria” e “As que mais promoveram”.

 

“Esse resultado atesta ainda mais nossos esforços e nos motiva a continuar desenvolvendo um ambiente de trabalho inclusivo e engajador”, ressalta Vânia Akabane, diretora de Recursos Humanos da Alcoa América Latina & Caribe.

 

A pesquisa avaliou o índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e as melhores práticas de gestão de pessoas das empresas em nove áreas: Contratar e Receber; Inspirar; Falar; Ouvir; Agradecer; Desenvolver; Cuidar; Celebrar e Compartilhar. Os colaboradores responderam ao questionário, que conta com cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.

 

“Esse reconhecimento é um real orgulho para os mais de seis mil Alcoanas e Alcoanos no Brasil, pois reflete a satisfação com relação ao nosso ambiente de trabalho. Esperamos que esta premiação contribua não só para a retenção mas também que acabe atraindo ainda mais talentos para a companhia.”, afirma Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina & Caribe.

 

Sobre o Great Place to Work®

 

O Great Place to Work® é única empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança – dando ênfase ao modelo diferenciado e abrangente nas evidências e percepções dos funcionários das organizações. Com seu papel ímpar no mercado e aprofundado conhecimento da excelência em ambientes de trabalho, o Great Place to Work® é capaz de aplicar pesquisas exclusivas e diferenciadas que levam as organizações a serem cada vez melhores, com produtos inovadores e ótimas relações de trabalho.  

 

Fundado nos Estados Unidos, por Robert Levering e Amy Lyman – desenvolve as pesquisas “Melhores Empresas para Trabalhar” em 49 países (América do Norte, América Latina, Europa, África, Oceania e Ásia), tendo por objetivo construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho. A edição 2012 da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW contou com 6.000 empresas em todo o mundo e 11 milhões de colaboradores foram representados – sendo referência em qualidade no ambiente de trabalho.
 
Com metodologia própria, há mais de 20 anos o Great Place to Work® estuda e identifica as “Melhores Empresas para Trabalhar” – pesquisa anual baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas 9 Práticas Culturais de gestão de pessoas das empresas. No Brasil, a empresa foi fundada por José Tolovi Jr., hoje Chairman of the Board do Great Place to Work® Inc., e é atualmente presidida por Ruy Shiozawa. Em 2013 comemora 17 anos de atuação no país. www.greatplacetowork.com.br.

 

Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

 

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.