Releases


12 de Agosto de 2013

Alcoa fornece alumínio para o maior iate já construído no Brasil

 

O Hemisphere 140 é extremamente leve e foi lançado ao mar em julho de 2013
 
A Alcoa forneceu alumínio para o casco de número 085 de estaleiro MCP Yachts, maior iate já construído em alumínio da América Latina. Foram dois anos e meio de fabricação e mais de 150 profissionais trabalharam no projeto.

 

O Hemisphere 140, lançado ao mar em julho de 2013, é extremamente leve e a operação de lançamento com o travel lift - elevador destinado ao lançamento de embarcações na água - do estaleiro levou apenas alguns minutos para ser concluída. O iate passará por um período de testes no mar e, após sua finalização, será entregue ao proprietário.

 

O projeto de 43 metros e 140 pés foi desenvolvido pelo setor de engenharia naval do estaleiro MCP Yachts, e tem certificação internacional do Llyod’s Register of Shipping. Houve também colaboração do escritório de arquitetura naval holandês ‘Vripach’ durante a fase de ensaios hidrodinâmicos, a fim de que fosse desenvolvido um casco de excepcional desempenho em navegações transoceânicas.

 

“Estamos muito orgulhosos em participar de um projeto tão grandioso. O Hemisphere 140 surpreende com o que há de mais inovador no universo náutico internacional. Além de apresentar alta resistência à corrosão, o alumínio Alcoa possui boa relação de resistência/peso, o que contribuiu para a redução de peso dos componentes do iate”, explica José Carlos Cattel, diretor de Extrudados da Alcoa América Latina & Caribe.

 

Sobre a Alcoa

 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

 

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.