Releases


01 de Agosto de 2013

Alunos da Unifal conhecem a plataforma Economize o Planeta

 

Evento foi direcionado a alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, de Minas e Química da Universidade

 

Dando continuidade às ações de divulgação do Economize o Planeta!, a APS – Associação Poços Sustentável – em parceria com a Alcoa, lançou a plataforma na Unifal – Universidade Federal de Alfenas – campus de Poços de Caldas, durante evento realizado no dia 30 de julho. Participaram alunos da disciplina de Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental, dos cursos de Engenharia Ambiental, de Minas e Química. O lançamento foi feito por Edson Reis, supervisor de EHS & Sustentabilidade da Alcoa, e Terezinha Couto, diretora Executiva da APS. Eles realizaram uma dinâmica sobre sustentabilidade com os alunos e, em seguida, no Laboratório de Informática a Universidade, apresentaram o site e ensinaram como calcular a pegada de carbono.

 

Segundo Adriana Imperador, professora do curso de Engenharia Ambiental da Unifal e membro da APS, o lançamento da plataforma Economize o Planeta! para seus alunos foi feito no momento certo. “Atualmente, estamos trabalhando o tema Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental e o conteúdo da plataforma possibilitará aos alunos uma visão mais aprofundada sobre sustentabilidade e melhor compreensão da importância das tomadas de decisões para a redução do impacto ambiental”.


Desde março deste ano, quando a plataforma Economize o Planeta! foi lançada para a comunidade de Poços de Caldas, ela foi apresentada em vários eventos, como no 10º Congresso de Meio Ambiente; na Feira Pedagógica do DMED (Departamento Municipal de Eletricidade) e nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente da PUC Poços, da INB - Indústrias Nucleares do Brasil - e da Escola Estadual Parque das Nações. Também foi tema de uma ação comunitária realizada por Alcoanos e de um estande na festa de abertura do Bosque do Jardim Ipê.

 

Consumo consciente


A plataforma Economize o Planeta! É da sua conta!  tem como foco a mobilização da sociedade para o consumo consciente. Por meio do site – www.economizeoplaneta.com.br – as pessoas podem medir sua pegada de carbono e receber dicas de como reduzi-la. O site ainda traz dicas e ferramentas sobre como economizar recursos diversos e viver de forma mais sustentável.

 

A plataforma foi criada pela Alcoa Foundation, em parceria com a organização americana Center for Climate and Energy Solutions (C2ES), e a adaptação no Brasil foi desenvolvida pelo Instituto Akatu, organização não-governamental (ONG).

 

Sobre a APS


A Associação Poços Sustentável é uma organização não-governamental, criada em 2008, com o objetivo de elaborar uma agenda de desenvolvimento sustentável local. A associação é formada por voluntários, pessoas comprometidas com a sustentabilidade, que respeita a pluralidade e a diversidade no interesse coletivo. Além da coordenação do Programa Cidades Sustentáveis, a APS é responsável pela disseminação da plataforma Economize o Planeta para a comunidade de Poços de Caldas, escolhida piloto pela Alcoa para lançamento da plataforma.

 

Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil