Releases


31 de Julho de 2013

Parque Ambiental: 17 anos na trilha da sustentabilidade

 

Um verdadeiro santuário ecológico! Assim é o Parque Ambiental Alumar que há 17 anos abriu as suas portas para mostrar às pessoas como é possível conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e responsabilidade social de uma maneira harmoniosa e integrada. Um projeto concebido com cuidados nos detalhes, que se transformou numa referência ambiental para a cidade de São Luís – o primeiro parque da cidade.


A Alumar começou a desenvolver o Plano Diretor do Parque, em 1992, elaborando vários estudos e levantamentos da fauna e flora local, pesquisa de opinião com a comunidade, oficinas ambientais, tudo para criar um projeto completo, alinhado com as perspectivas do Consórcio e da comunidade.

 

Até um parque metropolitano ou do outro lado da BR foram cogitados, mas a proposta de aproximar as pessoas da fábrica fez a diferença “Foi o primeiro Parque instalado dentro de uma área industrial. Isso teve um significado muito importante, pois mostrou a nossa clara disposição de levarmos a sociedade às áreas onde operamos”, diz o diretor da Alumar, Nilson Ferraz.


Trazer a comunidade para mais perto e servir como polo de educação ambiental foi o grande ideal do projeto, objetivo que se concretizou ao longo desses 17 anos. “As pessoas não só visitaram o Parque para admirar a bela paisagem, mas também para adquirir conhecimento. A finalidade sempre foi a preservação, mas também pensamos na interação com a sociedade. Planejamos um Parque onde os nossos funcionários, seus familiares e a comunidade tivessem oportunidade de conhecer a flora, a fauna local e também o acesso à informações com base mais científica, além de participar de projetos educacionais”, observa a gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Relações Institucionais, Dulcimar Soares. As ideias iniciais impulsionaram o projeto que, ao longo dos anos, se tornou uma referência de preservação ambiental. Desde a sua inauguração, o Parque já recebeu mais de 160 mil visitantes entre estudantes, professores, grupos das comunidades, além de funcionários e prestadores de serviços, acompanhados de familiares.
Biodiversidade


Em uma área de, aproximadamente, 1800 ha, composta por manguezais, mata de capoeira e matas de várzea, com mais de 200 espécies botânicas, o Parque Ambiental Alumar abriga uma enorme variedade de aves, mamíferos, répteis e anfíbios, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Entre as espécies encontradas no Parque estão as preguiças, o gato mourisco, os macacos capijuba e prego, garças e tamanduás.


Estrutura física


Dois grandes prédios com bela estrutura arquitetônica que concilia o rústico da cobertura de palha com vidros e lindos jardins com plantas nativas, dotados de: auditório, anfiteatro, oficina de educação ambiental, alojamento para pesquisadores, viveiros de mudas e área de compostagem. O Parque Ambiental possui 4 trilhas interpretativas, onde, durante a caminhada, adultos e crianças podem encontrar animais, além de fazer um fantástico passeio pela mata visitando brejos e manguezais.


Atividades desenvolvidas

 

Professores, estudantes e comunidade são beneficiados em projetos de educação ambiental, realizadas nas instalações do Parque e nas escolas de São Luís. Entre eles: Oficinas Ambientais, Horta na Escola, Fábrica de Papel, Oficina de reutilização de Materiais e Cursos de Educação Ambiental para professores. Além de projetos, o Parque realiza eventos como: Semanas da Água, do Plantio e do Meio Ambiente, Parque Férias, Dia do Turismo Ecológico, Dia Internacional da Mulher, Semana da Criança e Circuito Socioambiental. O ambiente natural  integrando à moderna planta com o exercício da conservação e desenvolvimento das ações de educação ambiental, o Parque registra o amadurecimento e a solidez do relacionamento da Alumar com o Maranhão.

 

Dados do Parque:


• Área do Parque: 1.800 hectares;
• Média de visitantes/ano: 10 mil visitantes
• Abrangência: aberto ao publico em geral
• Valor de Implantação do Parque Ambiental Alumar: US$ 600 mil
• Público Alvo: funcionários e familiares, estudantes, professores, pesquisadores e sociedade em geral.

 

Sobre a Alcoa

 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.