Releases


31 de Julho de 2013

Engajamento com a comunidade

 

Parque conclui mais uma turma de educadores ambientais


Uma ferramenta para formar e informar as futuras gerações sobre o desenvolvimento sustentável. Em sua 12ª edição, o Parque Ambiental Alumar promoveu, de 18 a 24 de julho, o curso de formação em educação ambiental, para professores de instituições públicas e não governamentais.


O objetivo, segundo a coordenadora de Relações Institucionais, Joana Burgos, é contribuir para a divulgação e produção de conhecimentos sobre o tema para todas as áreas da educação. Conforme explica, a cultura da sustentabilidade, para ser assumida como prática do cotidiano das pessoas, necessita ser vivenciada no ambiente familiar, nas escolas, na convivência social. “E o curso de formação é uma ótima oportunidade para disseminar o conceito e a prática do desenvolvimento sustentável”, afirma.


Cerca de 32 educadores participaram do curso. A pedagoga Flávia Souza, coordenadora da escola comunitária “Nossa Senhora das Graças”, destaca a importância de iniciativas que auxiliem a capacitação dos educadores: “é um ganho inestimável, porque se tem a oportunidade de trocar experiências e adquirir informações com técnicos especialistas”, diz. A instituição atende 340 crianças e jovens da educação infantil e ensino fundamental, no bairro do Piquizeiro, na região do Anil. De acordo com a pedagoga, a associação realiza projetos assistenciais para idosos e cursos profissionalizantes. “A parceria com a Alumar é uma demonstração da responsabilidade da empresa com a comunidade. Nossa associação, em parceria com o Consórcio já desenvolveu vários projetos que beneficiaram a comunidade”. Com uma programação extensa, o Parque Ambiental Alumar prevê outros cursos de formação.


Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.