Releases


31 de Julho de 2013

Alumar é destaque no Prêmio Benchmarking Brasil

 

A Alumar é referência em gestão ambiental pelo instituto brasileiro Mais Projetos, Gestão e Capacitação Socioambiental.O Consórcio recebeu o Prêmio Benchmarking Ambiental com o case “Redução da pegada hídrica por meio de parceria sustentável entre empresas para utilização de efluentes industriais no processo produtivo”.

 

Concorreram 30 cases e a Alumar conquistou o primeiro lugar.
O projeto da Alumar consiste no reaproveitamento de parte dos efluentes, tratados pela Ambev, que antes eram descartados no Rio Pedrinhas. A água é bombeada até uma lagoa de sedimentação da fábrica da Refinaria, que reaproveita cerca de 3.100m³ de litros de efluentes. Dessa forma, o Consórcio deixa de captar água subterrânea e reaproveita parte do que a Ambev descartaria no rio. Em dezembro de 2012, a fábrica deixou de consumir, por dia, mais de 2.100m³ de litros de água subterrânea, um ganho ambiental importante para a Alumar.


O Prêmio Benchmarking Ambiental reconhece e certifica iniciativas ambientais desenvolvidas por empresas dos diversos segmentos do Brasil. O Instituto desenvolve programas focados na conscientização, educação e aplicabilidade do conhecimento organizacional.


Para o diretor da Alumar, Nilson Ferraz, o prêmio representa o grande comprometimento de todos com as questões ambientais. “Esta é uma conquista de todos os funcionários do Consórcio. Nos honra receber um prêmio que ratifica a atuação responsável da empresa no cuidado com o meio ambiente e as comunidades onde estamos inseridos”, destacou Nilson.


Representando a Alumar, participaram da solenidade de premiação, que aconteceu em São Paulo, no último dia 1º, o engenheiro Adonay Souza e o técnico em processamento e projetista dos lagos, Alenilton Silva, e como representantes da Alcoa, o gerente de Sustentabilidade, Fábio Abdala, o analista de Sustentabilidade, Guilherme Pescim e a estagiária, Mariana Oliveira.

 

Sobre a Alcoa

 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil