Releases


16 de Julho de 2013

Alumar e UFMA realizam o I Dia da Carreira

 

Palestras, dinâmicas e mesa-redonda marcaram, ontem, as atividades do “I Dia da Carreira”, realizado pela Alumar, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão. O evento aconteceu no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e reuniu centenas de universitários, das mais diversas áreas acadêmicas, para ouvir dos especialistas de RH, da Alumar, experiências e requisitos quanto às oportunidades e exigências do mercado de trabalho.


A gerente de Recursos Humanos da Alumar, Tereza Cavalca, abriu o evento com a palestra “Mercado profissional dentro da Alcoa e da Alumar “ . Engenheira, formada na década de noventa, fez carreira no seu primeiro emprego, a Alcoa, graças à visibilidade e senso de oportunidades para novos desafios: “Aproveitei todas as possibilidades como engenheira de produção e, com um planejamento de carreira, elaborado em treinamentos na própria Alcoa, me vi diante do desafio de assumir a gerência de Recursos Humanos”, diz ela, ressaltando o perfil dinâmico e flexível que o mercado solicita: “Não dá para ficar estanque. O mundo pede um profissional que faz o que gosta e feliz. Só assim, ele tem condições de responder a essa dinâmica de trabalho” afirma. 


O estudante de engenharia elétrica, Estefano Moura, elogiou a iniciativa da UFMA e da Alumar: “É importante abrir o conhecimento para assuntos práticos e que são inevitáveis como, por exemplo, fazer um currículo, como se comportar em entrevistas,  porque, alguma momento,  vamos precisar”, afirma.


 O “I Dia da Carreira” é resultado de um convênio de colaboração firmado com a UFMA. De acordo com a professora Kátia La Salle, coordenadora do Curso de Ciência e Tecnologia, o convênio é uma das oportunidades de trabalho com Alumar “ é essencial a contribuição mútua. As pesquisas desenvolvidas e novas tecnologias, favorecem a formação do aluno, assim como garante maior produtividade para a empresa. Ao final todos ganham”, afirma.


Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil