Releases


20 de Junho de 2013

Ação comunitária na Escola Raphael Sanches tem como tema o meio ambiente

 

Evento foi promovido pela Alcoa, com a parceria da Polícia Militar, Emater MG e Guarda Verde

 

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente e às Semanas Verdes, um grupo de Alcoanos, liderado por Elaine Generoso, analista Contábil do GBS Financeiro, promoveu uma mini-ação comunitária (miniACTION) na Escola Municipal Raphael Sanches, da zona rural. O evento foi realizado no  dia 6 de junho e teve a parceria da Polícia Militar, Emater MG e Guarda Verde. Foram promovidas palestras sobre educação ambiental, dinâmica e bate-papo sobre compostagem, fertilizantes orgânicos e vida em harmonia com a natureza, para os alunos, professores e pais. Também foram  plantadas 50 árvores frutíferas e 20 ornamentais e distribuídas 90 mudas para os alunos da escola.

 

Este foi o primeiro dos três miniACTIONs que serão realizados pelos participantes do programa Alcoa Earthwatch da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas. Cada um deles garantirá à instituição, onde a ação for realizada, a doação do equivalente a mil e quinhentos dólares, recursos da Alcoa Foundation.

 

“Durante o Alcoa Earthwatch  descobrimos o quanto podemos fazer para contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta”, conta Elaine. “E a mini-ação comunitária, com parceiros tão comprometidos com o meio ambiente, me proporcionou uma excelente oportunidade para colocar esta descoberta em prática. Foi uma experiência muito gratificante”.

 

Sobre o Alcoa Earthwatch

 

O Alcoa Earthwatch é uma parceria da Alcoa Foundation com o Instituto Earthwatch. Neste programa, funcionários da empresa em todo o mundo têm a chance de participar de pesquisas sobre clima e sustentabilidade em diferentes locais do planeta, com o intuito de entender melhor os problemas atuais e as possíveis soluções para dúvidas relacionadas ao tema. Após as expedições, os participantes desenvolvem um projeto para ser aplicado em sua comunidade e compartilham o conhecimento e experiência com os demais funcionários. Em 2013, a Unidade da Alcoa em Poços de Caldas teve três integrantes no Earthwatch. Elaine Generoso, Edson Reis e Karen Monteiro participaram da expedição em Salto Morato, no Paraná.

 

Sobre o Instituto Alcoa

 

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$ 100 milhões em mais de 1900 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.

 

Sobre a Alcoa

 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

 

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.