Releases


18 de Junho de 2013

Voluntários da Alcoa realizam melhorias no CEI  Bem-te-vi

 

Cerca de 50 pessoas, entre Alcoanos, funcionários de empresas parceiras e da creche, além de pais de alunos plantaram uma horta, organizaram as salas de aula e deram um novo colorido ao Centro de Educação  Infantil Bem-te-vi

 

Os alunos do CEI (Centro de Educação Infantil) Bem-te-vi tiveram uma agradável surpresa quando chegaram na escola, na segunda-feira, dia 17 de junho. As salas estavam mais organizadas e os muros e as cercas pintadas. Na frente da escola, eles encontraram um jardim e, no fundo, uma horta de legumes, verduras e chás. Este foi o resultado do trabalho desenvolvido por cerca de 50 pessoas, entre Alcoanos, funcionários da creche e de empresas parceiras (Comercial Rio das Antas e Industrial Pinturas) e pais de alunos, que dedicaram a manhã de sábado, dia 15, para realizar mais uma ação comunitária – o 4º Action de 2013. O evento fez parte da programação das Semanas Verdes da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas e da comemoração dos 125 anos da Companhia.

 

A abertura da ação comunitária teve a presença do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, acompanhado de representantes da Secretaria Municipal de Educação. Ao saudar e agradecer os voluntários, Eloísio destacou a importância deste tipo de ação para a comunidade. “O trabalho de vocês é fundamental e traz grandes benefícios para a comunidade, de forma muito mais rápida do que se fosse realizado pelo poder público”, destacou o prefeito. “Além da execução das melhorias, a ação reforça a integração e o envolvimento da empresa e da instituição com as pessoas da comunidade”.

 

Para Grace Barufaldi, coordenadora do CEI Bem-te-vi, esta ação representa a transformação do espaço físico da creche em um local ainda mais agradável e propício à aprendizagem. “Eu só tenho a agradecer, em nome das crianças, pais de alunos e funcionários da creche, a todos os voluntários pelo espírito de colaboração e união”, disse a coordenadora, emocionada. “Em cada cantinho do nosso CEI há um pouquinho da Alcoa, deixado por meio dos projetos comunitários e do trabalho dos nossos Bravistas, por quem temos um grande carinho”.

 

Entre os voluntários estavam Elieber Aparecido de Oliveira, operador da Sala de Cubas, e Felipe Bochensky Siqueira, de 9 anos, filho de Giuliano Siqueira, gerente da Refinaria, Químicos e Mineração. Para Elieber, morador do bairro e integrante de um animado grupo de voluntários do Grupo 1 da Sala de Cubas, dedicar um pouco de suas horas de folga à comunidade é uma satisfação muito grande. “Sinto um enorme prazer em ver que a escola está mais bonita após o nosso trabalho e orgulho-me em contar aos meus filhos que eu fiz parte desta transformação”, disse o operador. Apesar da pouca idade, Felipe Siqueira já participou de outras ações com o pai. “Fiquei muito feliz em ajudar a melhorar a escola e deixá-la mais bonita para as crianças”, disse.

 

Sobre o Instituto Alcoa

 

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$ 100 milhões em mais de 1900 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.

 

Sobre a Alcoa

 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

 

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. No mesmo ano foi considerada referência em sustentabilidade, ficando entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade, além de ter sido reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar pelo décimo primeiro ano consecutivo e a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.