Releases


23 de Maio de 2013

Projeto da Alcoa em Juruti recebe 15º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira

 

Projeto vencedor apresenta ações da companhia com foco na diversidade dos colaboradores na unidade de Juruti (PA)


O projeto desenvolvido pelos colaboradores da Alcoa “Mina de bauxita da Alcoa valoriza mão de obra em Juruti (PA) e impulsiona a participação das mulheres na mineração” foi contemplado com o 15º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira, realizado pela revista Minérios & Minerales, na categoria Recursos Humanos e Treinamento.


A cerimônia da premiação, que tem como objetivo divulgar as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o País - foi realizada em 14 de maio em Belo Horizonte (MG) e contou com a participação do autor do projeto vencedor, Rogério Fernandes Ribas, gerente de Recursos Humanos da unidade da Alcoa em Juruti (PA).


O projeto premiado apresenta ações estruturadas na gestão de pessoas, desde o recrutamento até os planos de desenvolvimento individual, garantindo a diversidade dos funcionários na unidade. “Por meio do projeto, pudemos apresentar a experiência de uma abordagem ampla e integrada entre diversas ações de educação, desde o nível fundamental, médio, profissionalizante e superior, que estão alinhadas com a estratégia de valorização da mão de obra local e da diversidade da companhia.”, explica Ribas.


“A inserção da mulher no ambiente industrial é muito importante para a Alcoa, que foi considerada, de acordo com pesquisa do Great Place to Work® 2012, como a “Melhor Empresa para Mulheres” do País e, recentemente, recebeu o prestigioso Prêmio Catalyst 2013, que homenageia enfoques organizacionais inovadores relacionados à contratação, formação e promoção de mulheres no trabalho”, ressalta Vânia Akabane, diretora de Recursos Humanos da Alcoa América Latina & Caribe.


Um segundo projeto da companhia, “Metodologias para recuperação de minas de bauxita em campos de altitude utilizando capim nativo”, desenvolvido por profissionais da unidade de Poços de Caldas (MG) da Alcoa, também foi reconhecido pela premiação, na categoria Meio Ambiente.


Sobre a Alcoa


A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.


No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. Em 2012, foi considerada referência em sustentabilidade e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.