Releases


24 de Abril de 2013

Ruído urbano vira energia elétrica

 

A poluição sonora é um dos principais problemas das grandes metrópoles. Para conscientizar sobre os prejuízos causados pelo excesso de barulhos, o Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído é comemorado anualmente em 24 de abril. Um dos objetivos é demonstrar o impacto dos ruídos na vida cotidiana ao propor 60 segundos de silêncio.

 

Além da data, ideias inovadoras são elaboradas para auxiliar na resolução desse problema. Uma delas é a Soundscraper, torre com mais de cem metros de altura que é capaz de captar os ruídos da cidade e transformá-los em energia elétrica. Cinco designers franceses foram premiados pela revista norte-americana eVolo Magazine pela criação do projeto.

 

A ideia é que a torre seja instalada em locais como rodovias e marginais, onde existe grande movimentação de veículos e a poluição sonora atinge seu ponto máximo. A fachada evolutiva da Soundscraper vibra de acordo com a intensidade e a direção dos ruídos. Coberta por “cílios”, que têm a função de sensores de som, o arranha-céu pode captar um amplo espectro de frequência, do tráfego de veículos, de obras e até mesmo de aviões.

 

As pesquisas feitas pelos criadores mostram que uma única torre poderia produzir até 150 MW/h (megawatts/hora), o equivalente a 10% do consumo de iluminação urbana da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Além disso, a utilização da Soundscraper poderia ajudar a reduzir as emissões de gás carbônico, por ser uma energia limpa.

 

Fonte: EXAME http://abr.ai/15fu2E1