Releases


08 de Abril de 2013

Inovação pode ser mais simples do que você imagina

 

De acordo com o dicionário Aurélio, inovação pode ser definida como a “Ação ou efeito de inovar. / Introdução de alguma novidade na legislação, nos costumes, na ciência, nas artes etc.”. Se na teoria parece simples, por que na prática é comum a impressão de que inovar é complicado?

 

O conceito é usualmente associado a algo grandioso, caro e complexo, quando, na verdade, inovar significa explorar novas e variadas possibilidades. No dia a dia de uma empresa, por exemplo, as mudanças podem ser em um produto ou processo.  É importante pontuar, no entanto, que a inovação só se concretiza quando é implementada e gera resultados, ou seja, sai do campo das ideias. O mais importante é que, assim como a criatividade e a liderança, a inovação também pode ser aprendida e treinada.

 

As dicas a seguir mostram que para inovar não é preciso “reinventar a roda”. Por falar nisso, a roda de alumínio, mais leve e resistente, representou uma grande inovação para o mercado.

 

• Inovar é um processo cumulativo, em que conhecimentos diversificados podem ser unidos para criar algo novo. Portanto, busque novas experiências em áreas diferentes daquela em que atua. Isso pode auxiliar seu cérebro a criar conexões distintas – e muito criativas. A leitura de um texto de outro segmento de atuação pode ser um bom começo.

 

• No momento de encontrar a solução de um problema, é essencial ter foco. Dessa maneira, quando os estímulos de uma possível solução surgirem, será mais fácil identificá-los.

 

• A curiosidade é muito importante para desenvolver a habilidade da inovação. Quando se tem a mente aberta, as chances de encontrar alternativas diferentes e criativas para diversas situações são maiores.

 

• Ideias desconhecidas costumam gerar receio, mas persista no desenvolvimento estratégico dessa solução, aprendendo também quais são as formas de gerir seus possíveis riscos.

 

Para ser aprimorada, a inovação deve se tornar uma prática constante. E, como o Prêmio Alcoa tem como foco a inovação, que tal participar da 11ª edição? As inscrições vão até 20 de maio!