Releases


01 de Abril de 2013

Projeto Horta na Escola beneficia comunidade do Tibirizinho  possibilita prêmio do MEC “Professores Brasil 2012”

 

Com intuito de incentivar a agricultura natural e divulgar a importância do uso adequado do solo, a Alumar, em parceria com a direção da UEB Zebínia Eugênia Costa implantou o projeto “Horta na Escola”.  A iniciativa integra a agenda elaborada pelo Consórcio para promover ações de desenvolvimento sustentável em áreas vizinhas à fábrica. O “Horta na Escola” foi iniciado na unidade de ensino, em 2012, sob a coordenação da equipe do Parque Ambiental Alumar.

 

Direcionado aos alunos do 5º ano, básico, o projeto, ainda, fez parte do projeto “Cuidar”, inscrito em premiação do MEC. A professora Helena Paula, responsável pelo trabalho, venceu a categoria “Professores do Brasil 2012”.

 

O “Horta na Escola” prevê a participação de educadores do Parque Ambiental e agentes do programa de Educação Comunitária Ambiental (ECOA). Eles são responsáveis pela orientação técnica e manejo do cultivo. O projeto contempla, também, a doação de ferramentas, sementes e material para preparo dos canteiros. Foram realizadas palestras educativas visando à valorização do meio ambiente no trabalho com os alunos.

 

A direção do Zebínia Eugênia decidiu ampliar o projeto. Cerca de 300 alunos de 1º ao 5º ano vão acompanhar todo o processo de produção da horta, aprendendo sobre preparo do terreno, plantio de hortaliças, condimentos e plantas medicinais, e colheita.

 

De acordo com a professora, já na implantação do Projeto Horta na Escola percebeu-se uma maior conscientização da importância do cultivo e uma melhoria significativa no comportamento dos alunos. “Quando a criança participa do plantio e da colheita, ela compreende melhor a importância do meio ambiente. Tivemos a adesão de muitos pais de alunos no projeto, o que demonstrou a interação da comunidade-escola”.

Outro aspecto destacado por ela diz respeito à qualidade do aprendizado: “A horta se tornou um grande agente facilitador no processo, possibilitando explorar a multiplicidade das formas de aprender”. As disciplinas, como Ciências, Matemática e Português se tornaram grandes aliadas dos alunos. Em dias programados, essas aulas eram realizadas no canteiro de plantio.

 

Cerca de seis comunidades vizinhas à fábrica já sustentam a sua economia com o cultivo de hortaliças e frutas, comercializadas nas feiras da cidade. Tudo isso se deu com a contribuição dos projetos sustentáveis da Alumar.

 

Para a gerente de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Relações Institucionais da Alumar, Dulcimar Soares, o grande diferencial do Projeto Horta na Escola é a participação: “O trabalho coletivo é sempre motivador, por que os ganhos vão mais além. A integração desperta a solidariedade, o senso de equipe e a busca por um resultado que beneficie a todos”, afirma a gerente.

 

Sobre a Alcoa

 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

 

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. Em 2012, foi considerada referência em sustentabilidade e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.