Releases


28 de Março de 2013

Alcoa lança plataforma “Economize o Planeta”

 

Iniciativa visa estimular o consumo consciente e foi adaptada especialmente para público brasileiro; site conta com calculadora de pegada de carbono e dicas de economia de recursos
 
A Alcoa lança no Brasil a iniciativa Economize o Planeta (www.economizeoplaneta.com.br). Criada pela Alcoa Foundation em parceria com a organização americana Center for Climate and Energy Solutions (C2ES), a adaptação da plataforma no Brasil foi desenvolvida pelo Instituto Akatu, organização não governamental (ONG) com foco na mobilização da sociedade para o consumo consciente. O site traz dicas e ferramentas sobre como economizar recursos diversos e viver de forma mais sustentável.

 

“A iniciativa está ligada à estratégia mundial de sustentabilidade da Alcoa e visa sensibilizar a população, trazendo informações, conceitos e valores a respeito dos impactos que cada um de nós, como cidadãos, causamos e como minimizá-los, por meio de atitudes individuais que podem ser implementadas em nossos cotidianos”, explica Nilson Souza, diretor de Sustentabilidade da Alcoa América Latina e Caribe.

 

Adaptação para os brasileiros

 

O site Economize o Planeta está estruturado em seções informativas que cobrem as boas práticas de consumo consciente em diversas situações, como no trânsito, nas compras, no descarte do lixo, em casa e no trabalho. Com as dicas, a iniciativa visa sensibilizar os internautas a viver de forma mais sustentável.

 

A calculadora de pegada de carbono da plataforma foi desenvolvida especialmente para avaliar os hábitos do público brasileiro. As principais adaptações estão relacionadas à diferença entre os equipamentos utilizados em ambiente doméstico, bem como a adaptação da matriz energética e dos padrões de certificação e qualidade. “A parceria com o Instituto Akatu foi essencial, pois pudemos listar os principais hábitos de consumo do brasileiro, que são completamente diferentes da população norteamericana, por exemplo. Dessa forma, foi possível gerar um instrumento que representa a realidade brasileira de forma precisa”, explica Souza.

 

Após se registrar, o internauta responde a uma série de perguntas sobre seu consumo de energia em casa, no trânsito, no trabalho, entre outros tópicos. Depois de contabilizar desses dados, a ferramenta estima uma média anual do gasto, além do potencial de economia em reais e em quilos de gás carbônico para o usuário. Após o cálculo, a ferramenta envia para o e-mail registrado uma série de dicas e compromissos para diminuir a emissão de gás carbônico, de acordo com os dados gerados.

 

O site conta também com uma área de Recursos Locais, que tem caráter colaborativo e inclui um catálogo de organizações e instituições ligadas à iniciativa Economize o Planeta. Os internautas poderão contribuir com a formulação do conteúdo, listando entidades de todo o País que desenvolvem trabalhos sustentáveis voltados a temas como economia de recursos, reciclagem, turismo ecológico, educação, entre outros.

 

“Com o Economize o Planeta, podemos olhar para nossas atitudes pela visão da sustentabilidade. É uma oportunidade de desencadear uma mudança mais abrangente, que estimule buscas por formas de consumo mais conscientes, sejam individuais, em casa, na comunidade ou no ambiente de trabalho”, complementa Nilson Souza.

 

Lançada como Make an Impact pela Alcoa na Austrália, em 2006, a iniciativa foi disseminada por diversas unidades da companhia no mundo. Desde seu lançamento, mais de 11 mil pessoas já utilizaram a ferramenta. Saiba como reduzir sua pegada de carbono e economizar o planeta em www.economizeoplaneta.com.br.

 

Sobre a Alcoa

 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

 

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. Em 2012, foi considerada referência em sustentabilidade e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.