Releases


14 de Março de 2013

Alcoa recebe certificação Ouro do programa GHG Protocol

 

Classificação pela segunda vez consecutiva mostra empenho da empresa em declarar suas emissões de forma transparente e renova compromisso com o tema


A Alcoa Brasil conquistou pela segunda vez consecutiva a certificação Ouro do Programa Brasileiro do GHG Protocol que se refere às emissões de 2011. A classificação foi em função da melhora contínua da companhia em sua gestão de dados relativos às emissões atmosféricas, mais especificamente os Gases de Efeito Estufa. Em 2008 e 2009, a Alcoa havia recebido as certificações Bronze e Prata, respectivamente, para suas ações.


Todas as localidades da Alcoa no Brasil foram auditadas pela Fundação Vanzolini, uma entidade privada, sem fins lucrativos que é referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho. A Fundação ratificou os valores declarados de emissões de gases.


A Alcoa foi uma das primeiras empresas a participar do grupo que estimula a elaboração e a publicação de inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Outras 92 companhias foram auditadas e receberam as certificações correspondentes ao desempenho que tiveram no ano analisado.


“O reconhecimento demonstra o empenho da Alcoa em relatar de maneira transparente e completa as emissões da companhia para os nossos stakeholders. Mais ainda, serve como importante estímulo para continuar na busca por alternativas para a redução ou eliminação dessas emissões", ressalta Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.


O inventário de emissões da Alcoa Alumínio S.A., referente ao ano de 2011, está disponível no site do GHG Protocol: www.registropublicodeemissoes.com.br.


Estratégia Global de Sustentabilidade


A Estratégia Global de Sustentabilidade 2020 foi inicialmente criada em 2005 por uma equipe formada por funcionários/especialistas da Alcoa, representando todas as regiões onde a empresa possui unidades. Esta estratégia tornou-se um guia para os negócios e unidades da empresa e um meio de integrar todos os aspectos de sustentabilidade no dia a dia das operações da companhia. Por esse motivo o ano de 2005 é o ano base de toda a estratégia.


Constam nessa estrutura metas de longo prazo, relacionadas a questões ambientais e sociais, e parâmetros de curto e longo prazo estabelecidos pela liderança e especialistas da companhia. Essas metas são bastante agressivas e foram definidas para estimular a organização a pensar de maneira diferente como melhorar seu desempenho. Estão entre elas a redução da intensidade do consumo de água e de energia, o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos além da diminuição das emissões de gases causadores do efeito estufa.


Em 2009, a equipe do novo Comitê Global de Sustentabilidade revisou as metas e objetivos de sustentabilidade existentes e desenvolveu um novo conjunto de metas para impulsionar o progresso de nossas unidades até 2020 e, em algumas áreas, até 2030. Essas novas metas foram aprovadas por nossos executivos e líderes das unidades de negócio no início de 2010.


Sobre o GHG Protocol


O Programa Brasileiro GHG Protocol foi lançado em 2008 visando promover a gestão voluntária de Gases de Efeito Estufa (GEE), por meio de capacitação técnica e institucional para sua contabilização e a preparação de inventários em nível organizacional. O objetivo é promover uma cultura permanente de elaboração de inventários corporativos de GEE e a divulgação de informações sobre suas emissões no Brasil. O programa promove ainda a contabilização, o cálculo e a elaboração de relatórios de informações sobre emissões com base nos princípios de relevância, integralidade, consistência, transparência e exatidão.


Sobre a Alcoa

 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

 

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. Em 2012, foi considerada referência em sustentabilidade e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.