Releases


01 de Fevereiro de 2013

Alcoa Recebe Prêmio Catalyst 2013 por Iniciativa Global de Diversidade

 

A companhia derrubou barreiras em um setor dominado pelos homens e conquistou uma melhor representação dos gêneros

A Alcoa acaba de receber o prestigioso Prêmio Catalyst 2013, que homenageia enfoques organizacionais inovadores relacionados à contratação, formação e promoção de mulheres no trabalho. A iniciativa da Alcoa intitulada “Criando Oportunidades para Mulheres em uma empresa hard hat - companhias da área de construção, onde o uso do capacete de proteção é obrigatório - é um exemplo de como a empresa derrubou barreiras em um setor dominado pelos homens e conquistou uma melhor representação dos gêneros por meio de um forte programa de diversidade.

“As iniciativas que receberam o Prêmio Catalyst deste ano demonstram que as estratégias globais de diversidade de gêneros em companhias multinacionais podem ser implementadas de uma maneira que atende às necessidades de regiões e empresas locais”, afirmou Ilene H. Lang, Presidente e CEO da Catalyst. “E elas são todas defendidas por CEOs do sexo masculino que compreendem a vantagem empresarial de incluir mulheres na alta administração e que, desde o começo, fizeram da promoção de mulheres uma importante prioridade na empresa como um todo”.

“A Alcoa é uma empresa forte e competitiva porque priorizamos a inclusão por meio da diversidade”, disse o Presidente e CEO mundial da Alcoa, Klaus Kleinfeld. E acrescentou: “Incluímos metas significativas em nossos sistemas de operações, remuneração e recursos humanos para impulsionar o progresso. Esse reconhecimento por parte da Catalyst atesta ainda mais nossos esforços e nos motiva a continuar desenvolvendo um ambiente de trabalho inclusivo. Queremos que nossas empresas se beneficiem plenamente da liderança e do envolvimento das mulheres e queremos nos tornar um modelo para outras indústrias hard hat. O talento é a vantagem sustentável definitiva”, concluiu Kleinfeld.

Um dos exemplos de empregabilidade de mulheres na Alcoa acontece na unidade de Juruti (PA), em que quase um a cada cinco colaboradores é do sexo feminino, sendo que 44% das mulheres ocupam posições de liderança. As funcionárias atuam em todas as funções da minas, como supervisoras, engenheiras de locomotivas, operadoras de equipamentos pesados e técnicos etc.“Tenho orgulho em ser uma operadora de equipamentos pesados. A minha vontade de aprender me ajudou a romper barreiras dentro da sociedade e desenvolver minha carreira na Alcoa”, ressalta Lauriana da Silva Guimarães, operadora de produção na unidade.

Desde 1987, a Catalyst reconhece iniciativas empresariais excepcionais voltadas à promoção das mulheres no trabalho com o Prêmio Catalyst, que personifica a visão da Catalyst: “Mudando locais de trabalho, mudando vidas”. A iniciativa global “Criando Oportunidades para Mulheres em Companhias Hard Hat” da Alcoa representa as iniciativas de diversidade da companhia que vincula a responsabilidade à remuneração das executivas e incorpora programas inovadores de gestão de talentos que as unidades de negócios da Alcoa customizam para formar mulheres supervisoras e líderes nas refinarias, fundições e fábricas da Alcoa no mundo todo.

A Alcoa, a Coca-Cola e a Unilever apresentarão discussões em profundidade de suas iniciativas na Conferência do Prêmio Catalyst 2013, a ser realizada em 19 de março de 2013 no hotel Waldorf Astoria, em Nova York (EUA). Patrocinada pelo Wal-Mart, a Conferência terá como oradora principal Ursula Burns, Presidente e CEO da Xerox Corporation.

Sobre a Catalyst
Fundada em 1962, a Catalyst é a principal organização sem fins lucrativos voltada à ampliação das oportunidades para mulheres e empresas. Com escritórios nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Índia e mais de 600 associados, a Catalyst é fonte confiável de assessoria, pesquisas e informações referentes a mulheres no trabalho. A Catalyst homenageia anualmente iniciativas organizacionais exemplares destinadas à promoção das mulheres com o Prêmio Catalyst.

Sobre o Prêmio Catalyst
O Prêmio Catalyst homenageia anualmente enfoques organizacionais inovadores com resultados comprovados e mensuráveis, voltados à contratação, formação e promoção de todas as mulheres, incluindo mulheres de diversas origens. Desde 1987, a Catalyst reconheceu 79 iniciativas de 73 organizações do mundo todo cujas inovadoras iniciativas de diversidade e inclusão mudaram locais de trabalho, comunidades e vidas.

Sobre a Alcoa Inc.
A Alcoa é líder mundial na produção de alumínio primário e alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Além de inventar a atual indústria de alumínio, as inovações da Alcoa representam importantes marcos dos mercados aeroespacial, automotivo, industrial, de embalagens, de construção, de transporte comercial e de produtos eletrônicos e industriais nos últimos 125 anos. Entre as soluções que a Alcoa comercializa estão produtos laminados, extrudados em liga dura e peças forjadas, assim como rodas Alcoa®, sistemas de fixação e construção, fundição pelo processo de cera perdida, além de expertise em outros metais leves, como superligas à base de níquel e titânio. A sustentabilidade é parte integrante das práticas operacionais da Alcoa e do projetos de engenharia de produtos que oferece aos clientes. A Alcoa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade há 11 anos consecutivos e cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda está em uso ativo hoje. A companhia tem aproximadamente 61 mil funcionários em 30 países do mundo todo. Para mais informações, visite www.alcoa.com e siga @Alcoa no Twitter em www.twitter.com/Alcoa.

Sobre a Alcoa
A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. Em 2012, foi considerada referência em sustentabilidade e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas emwww.alcoa.com.br.