Releases


23 de Janeiro de 2013

Doação de água: Alumar assina acordo sustentável de cooperação com Ambev

 

Efluente que seria descartado pela cervejaria Equatorial está sendo bombeado para a Refinaria da Alumar e sendo reaproveitado

A Alumar, um dos maiores complexos de produção de alumínio primário e alumina do mundo formado pelas empresas Alcoa, BHP Billiton e Rio Tinto Alcan, reaproveitará parte dos 3100 m³ de litros de efluentes, tratados pela Ambev, que seriam descartados diariamente pela cervejaria Equatorial, no Rio Pedrinhas.

Atualmente a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) da unidade maranhense trata mais de 3100 m³ de litros diariamente, o que equivale a todo o esgoto de uma cidade com cerca de 55 mil habitantes.

A água está sendo bombeada até uma lagoa de sedimentação da Alumar para ser reaproveitada nos processos da Refinaria. Dessa forma, o complexo deixa de captar água subterrânea e reaproveita o que a Ambev descartaria no rio. Em dezembro de 2012, a Alumar deixou de consumir, por dia, mais de 2.100m³ de litros de água, um ganho ambiental importante para a empresa.

A utilização do efluente foi analisada e aprovada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão. “Esta iniciativa tem um balanço altamente positivo no aspecto ambiental relacionado ao consumo de água. Deve ser copiada a fim de proporcionarmos um consumo mais racional do recurso, não importando o segmento”, declara Dulcimar Melo Soares, Gerente de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Sistema de Gestão e Relações Institucionais da Alumar.

“Na Ambev, a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente são interligadas. Buscamos ter crescimento financeiro e, ao mesmo tempo, sermos eficientes no uso de recursos naturais. Para isso, economizamos e utilizamos de maneira correta a água, reciclamos subprodutos e resíduos e reduzimos as emissões de gases de efeito estufa, entre outras ações. Essa política está alinhada com a nossa visão, que tem como sonho ser a Melhor Empresa de Bebidas em um Mundo Melhor”, declara Leandro Cabral, Gerente fabril da Ambev.

Sobre a Alcoa
A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima primeira vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. Em 2012, foi considerada referência em sustentabilidade e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.

Sobre a Ambev
Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além das inovações H2OH!, Fusion e Antarctica Citrus, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 30 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2011, o volume de vendas da companhia ultrapassou 165 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 27,1 bilhões – crescimento de 9,9% em relação ao ano de 2010.

Referência em práticas ambientais, a Ambev lançou em 2010 o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Já em 2011, o Movimento lançou uma ação que interfere diretamente na redução do consumo de água nas residências, é o Banco CYAN, um sistema de descontos em compras online para quem economizar água.