07 de Novembro de 2005

Hotel Flutuante e Réchaud são vencedores do 4º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio

Uma embarcação de passageiros foi a idéia vencedora da categoria Projeto do 4º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, criação do estudante Rodrigo Kirck Rebêlo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale Itajaí, Balneário Camboriú (SC). Na categoria Planejamento de Gestão, o vencedor foi Evandro José de Oliveira Nascimento, da Universidade de Mogi das Cruzes (SP), que desenvolveu o  AKESSPRATIC, réchaud para uso doméstico com inovações aos produtos disponíveis no mercado. A festa de premiação será realizada em São Paulo na Pinacoteca do Estado, em 9 de novembro.
 
A criação inovadora de Rebêlo, o Mega Yacht Charter, nasceu do interesse do estudante em trabalhar com barcos quando ingressou em estágio de engenharia naval. Para ele, o prêmio se constitui em um incentivo e uma oportunidade de colocar o gosto por embarcações em prática. A primeira solução pensada pelo estudante foi a de transformar um petroleiro condenado em embarcação para passageiros, mas as pesquisas mostraram que o projeto seria inviável e dispendioso. Então, Rebêlo decidiu criar uma embarcação totalmente inédita com tecnologia de ponta, utilizando o alumínio em substituição ao aço.
 
O resultado foi o primeiro mega iate em alumínio do Brasil, com 90 metros de comprimento. A embarcação, de alto padrão, tem capacidade para 32 pessoas e conta com 16 suítes, um hotel flutuante. O ineditismo na tecnologia de construção pode ser observado também internamente, nas divisões dos quartos, que são modulares, em perfis de alumínio. “O lay out interno dispensou a solda e dá mais liberdade de alteração nos espaços, gerando mais conforto ao iate”, informa o estudante. O fato de  o alumínio ter peso menor também contribuiu para que a embarcação ficasse mais leve e, desta forma ganhou-se área interna, com a diminuição do calado (parte submersa do barco).
 
Segundo o estudante, os principais desafios foram referentes às pesquisas de cases, superados com inúmeras visitas a bibliotecas setoriais, além de material cedido por escritórios de arquitetura naval de diversas partes do mundo, colhidos pela internet. A orientação do trabalho ficou a cargo do professor Carlos Alberto Barbosa de Souza.
Já na categoria Planejamento de Gestão o ganhador foi o estudante Evandro José de Oliveira Nascimento, do curso de administração de empresas, da Universidade de Mogi das Cruzes (SP), com o trabalho AKESSPRATIC. Trata-se de um réchaud para uso doméstico que não utiliza fogareiro, mas sim banho-maria para conservação da temperatura dos alimentos.
 
De acordo com o estudante, a proposta foi elaborada depois de uma pesquisa de percepção. “Preocupei-me em criar um produto que atendesse a uma necessidade específica do mercado”, informa Nascimento.”Em um projeto desta natureza é importante estudar um conjunto de elementos que são determinantes para o seu lançamento, como viabilidade, região de distribuição, preço, e, principalmente, a necessidade de mercado”. Segundo ele, os estudos apontam que o AKESSPRATIC teria custo de mercado três vezes menor do que os réchauds disponíveis no mercado - com sistema de aquecimento em banho-maria. O tamanho idealizado para as peças também é padrão, o que reduz o custo.
 
 Nascimento conta que o desafio foi obter informação, por meio de todos os recursos disponíveis para dar o embasamento necessário ao seu projeto. “O processo de orientação, com o professor Eliseu Carlos Bôer foi fundamental para direcionar o trabalho”.
 
"A qualidade dos trabalhos demonstra o compromisso dos estudantes com iniciativas desta natureza. E demonstra também que estamos no caminho certo de estímulo ao talento  dos estudantes. Além disto, o prêmio  constitui uma importante contribuição para o desenvolvimento da indústria  do alumínio no Brasil e no mundo", analisa Franklin Feder, presidente da Alcoa América Latina.
 
O primeiro colocado (professor e aluno) receberá como prêmio a quantia de  R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais). E a instituição respectiva escolas/cursos a que pertencerem os vencedores receberão doação em equipamentos didáticos no valor de até R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).
 
Na categoria Desenvolvimento de Produto, o segundo colocado foi o trabalho AL1 da equipe formada pelos estudantes Gustavo Aguillar Teixeira, Amanda Coimbra Ferreira, Flávio Luiz Cerqueira Pereira, Marigilio Santos de Mello e Wilson Muniz Pereira Júnior, do curso de Design, do Centro Universitário da Cidade Rio de Janeiro (RJ). O professor orientador foi Danilo de Gade Negocio Filho. 
 
O terceiro lugar foi a equipe composto por Pâmela Guimarães Tailor, Daniel Veloso da Cunha, Jorge Antonio Gouvêa Gomes e Manuela Roitman, do curso de Design, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de Niterói (RJ) com o trabalho FIT! Bicicleta Ergométrica Doméstica. O professor orientador foi Pedro Luis Pereira de Souza.
 
A segunda colocada na categoria Planejamento de Gestão foi Thays Azevedo Barbosa Marques, do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal de São João Del Rei (MG), com o trabalho Bolsa de Alumínio: Inovação e criatividade.  Elizete Antunes Teixeira foi a professora orientadora.
O terceiro lugar foi para o projeto Responsabilidade com o olhar solidário: placas de identificação para deficientes visuais, dos alunos Viviani Cristina Franco Bez, Regiane Batista dos Santos, Ricarod Yanagui e Tiago Garcia, do curso de Administração de Empresas, da Faculdade Módulo Paulista São Paulo (SP). O orientador foi André dos Santos.
 
Receberão Menção Honrosa na categoria Projeto o Projeto Pescar, da estudante Patrícia Santos Delgado, do curso de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais e Sistema de Coleta Seletiva em Condomínios, da equipe formada por Gabriela Lanzetti de Sá e Juliano Régis de Vilas Boas do curso de Design, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os orientadores foram os professores: Paulo Miranda Oliveira e Pedro Speranza Filho, respectivamente.
 
Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio
O Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio é dirigido a estudantes de todas as universidades do País dos cursos de Engenharia, Design, Arquitetura e Administração de Empresas. Na sua quarta edição, o Prêmio Alcoa teve um aumento de 15% no número de inscrições com relação ao ano de 2004. No ano passado, foram 568 trabalhos inscritos. Nesta quarta edição, o concurso recebeu 650 inscrições. 
 
Sobre a Alcoa
Há 40 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes e no mercado industrial.  A Companhia possui 131 mil funcionários em 43 países e foi nomeada uma das três corporações mais sustentáveis do mundo, durante o Fórum Econômico Mundial, neste ano, em Davos, Suíça. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no website:  www.alcoa.com.br.