21 de Junho de 2005

Inscrições para 4º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio vão até 30 de junho

As inscrições para o 4o Prêmio  Alcoa de Inovação em Alumínio vão até 30 de junho de 2005 e devem ser feitas pelo site da empresa (www.alcoa.com.br). 
O concurso é dividido em duas categorias, desenvolvimento de produto e planejamento de gestão. A primeira é dirigida a estudantes dos cursos de graduação em Engenharia, Desenho Industrial, Design e Arquitetura, e a segunda é  destinada a alunos de Administração de Empresa.
O tema  do trabalho  é livre e o participante deverá apresentar um projeto para o novo produto  ou nova aplicação em alumínio, que seja tecnicamente  viável para a produção ou implantação industrial. Dirigido  a universitários que estão cursando  o quinto semestre, é um concurso científico e cultural. Os interessados podem participar com diversos trabalhos, mas todos os projetos devem ser inscritos em duplas, ou seja, aluno e professor orientador. O prazo para a entrega dos projetos inscritos é dia 29 de agosto.
 
Lançado em 2002, o prêmio tem como objetivos incentivar e difundir as idéias  dos estudantes brasileiros e estimular o desenvolvimento de novos produtos  e novas aplicações, com a utilização do alumínio em quaisquer processos de transformação disponíveis. Outro ponto que merece destaque é o incentivo à revelação de novos talentos, e desta forma, contribuir para o desenvolvimento do mercado.
Um dos grandes diferenciais do prêmio é a sua abrangência, que compreende desde produtos até  gestão,  e não limita idéias criativas. Um exemplo foi o trabalho apresentado em 2004, centrado na  criação de uma mala para executivo, a, short trip, adaptada para os que fazem viagens de negócios curtas, com design arrojado.
 
A comissão julgadora selecionará no máximo três trabalhos em cada categoria, e um trabalho de cada dupla vencedora (professor e aluno) receberá como gratificação a quantia de  R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais). As respectivas escolas/cursos a que pertencerem os vencedores receberão doação em equipamentos didáticos no valor de até R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). O julgamento dos projetos contará com duas comissões, sendo uma para cada  categoria.
 
Informações detalhadas sobre a forma  de apresentação dos trabalhos e o regulamento  constam do site da Alcoa. Em caso de dúvidas, os estudantes podem se comunicar com a organização do prêmio pelo e-mail premioalcoa@alcoa.com.br.
 
Sobre a Alcoa  
Há 40 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A, é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes e no mercado industrial.  A companhia possui 131 mil funcionários em 43 países e integra, pela  4a vez consecutiva, o Índice  Dow Jones  de Sustentabilidade.  Mais informações podem ser encontradas no website:  www.alcoa.com.br