Voluntariado


O Instituto Alcoa, em parceria com a Alcoa Foundation, desenvolve programas de incentivo ao voluntariado, que contam sempre com a participação efetiva dos funcionários da companhia, além de outras ações de apoio às comunidades. A contribuição voluntária dos funcionários é o alicerce da atuação comunitária nas localidades onde Alcoa está presente.

 

ACTION
O programa ACTION (sigla em inglês para "Alcoanos unindo-se em nossas vizinhanças") foi criado em 2001 pela Alcoa Foundation e baseia-se na realização de quatro horas de trabalho voluntário de um grupo com, no mínimo, dez funcionários da Alcoa, a uma entidade sem fins lucrativos. Cumprida a tarefa, a instituição recebe uma doação no valor de US$ 3 mil.
Alcoanos em Movimento
O Programa Alcoanos em Movimento (AEM) é um programa global da Alcoa Foundation, em que um grupo, de no mínimo 5 funcionários, deverá realizar uma atividade física (Ex:maratona, caminhada, passeio ciclístico, entre outras), e em contrapartida a Alcoa Foundation doa US$2,500 para uma instituição escolhida pela localidade. Familiares e amigos também podem participar.

Mês Mundial de Serviços Comunitários
Todo mês de outubro, os funcionários da Alcoa ao redor do mundo se mobilizam para uma grande ação de voluntariado no Mês Mundial de Serviços Comunitários. Promovido pelo Instituto Alcoa e pela Alcoa Foudation, o evento é realizado anualmente desde 2006. Os funcionários voluntários se dedicam a diversas atividades, com o intuito de apoiar as comunidades onde estão localizados. As atividades realizadas são visitas a instituições, palestras, atividades de educação ambiental, mutirões, entre outras.

Semanas Verdes
O programa Semanas Verdes, iniciativa global da Alcoa Foundation, foi criado em 2011 para promover ações voltadas ao meio ambiente, com foco em Reduzir, Reciclar e Revitalizar. De 21 de abril e 21 de junho, funcionários participam de diversas atividades voluntárias e contribuem para a melhoria do meio ambiente. Destacam-se ações como palestras sobre educação ambiental, revitalização de espaços verdes, reciclagem, ações comunitárias e plantio de árvores.

Programa Miniempresa
Em parceria com a organização Junior Achievement, o Instituto Alcoa realiza, desde 1992, o Programa Miniempresa, que tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor de jovens do ensino médio. Com duração de 15 semanas e jornada de 60 horas, o programa é ministrado por profissionais voluntários de diferentes áreas da Alcoa, que orientam os alunos na gestão de uma empresa, desde sua fundação até o balanço operacional. O programa já formou mais de dois mil jovens em Poços de Caldas (MG), Juruti (PA), Santo André (SP), São Luís (MA) e São Paulo (SP).