Usina Hidrelétrica Serra do Facão


Meio Ambiente


A responsabilidade ambiental é uma das diretrizes que norteiam decisões e atividades da SEFAC e se expressa em todas as atividades desenvolvidas pela empresa, desde a adoção de procedimentos operacionais até a execução de projetos voltados à conservação do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da população. Além do cumprimento da legislação ambiental, o projeto de implementação da Usina Hidrelétrica Serra do Facão priorizou a elaboração de programas e ações socioambientais com o objetivo de contribuir para a preservação ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável dos municípios da área de abrangência.

 

Os programas socioambientais são desenvolvidos com base em princípios fundamentais, como conservação da biodiversidade, aplicação dos recursos naturais, valorização do conhecimento e da cultura regionais e promoção da sustentabilidade socioeconômica. Esses projetos englobam desde ações na área de monitoramento e gerenciamento ambiental até aspectos relacionados a turismo e segurança pública, incluindo ainda atividades como manejo de recursos hídricos, catalogação e conservação da fauna e da flora, educação ambiental, artesanato, apoio às atividades comerciais e de serviço, além de fomento às atividades produtivas locais.

 

Como destaque das iniciativas de meio ambiente está a publicação do Guia de Fauna da região da usina de Serra do Facão. O catálogo ilustrativo traz informações de 58 espécies da fauna habitantes do bioma cerrado que foram inventariadas durante o desenvolvimento do programa básico ambiental. A publicação, distribuída nas escolas dos municípios das áreas de influência da usina, registra, numa linguagem visual, simples e agradável, o conhecimento científico da rica fauna da região. O plantio de árvores nativas na Área de Preservação Permanente (APP) do Reservatório também é uma das atividades previstas na Licença de Operação.


Saiba mais 

 

Usina Hidrelétrica Serra do Facão 

Comunidade
Características Principais