Relatório de Sustentabilidade


Carta do Presidente

 

Em 2013, celebramos o 125º aniversário da Alcoa no mundo e estamos nos aproximando dos 50 anos de operação da Alcoa no Brasil. Essa celebração vem acompanhada de avanços importantes nas áreas social e ambiental, bem como de desafios no aspecto econômico, com o quinto ano consecutivo em que o negócio do alumínio apresenta resultados negativos. Esse cenário nos impõe um grande desafio para equilibrar o tripé que compõe a sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental.

 

Evoluímos nas questões ambientais, reduzindo nossas emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia e geração de resíduos. Além disso, continuamos atuando na gestão de nossos talentos e realizamos investimentos estratégicos nas comunidades onde atuamos.

 

O aspecto econômico, no entanto, ainda exige muita atenção. Afinal, essa é a condição sine qua non para que uma empresa possa conquistar a sustentabilidade nos aspectos ambiental e social.

 

O cenário global do setor de alumínio não apresentou melhorias que pudessem garantir a competitividade de nossas operações. Diante desse ambiente, tivemos de reduzir a produção temporariamente para nos adequarmos à realidade do mercado.

 

Por outro lado, a Alcoa vem reposicionando seus negócios e continua a investir no crescimento de produtos transformados.

 

Não medimos esforços para reduzir o impacto dessas mudanças e continuamos a respeitar nossos valores e a honrar nossas responsabilidades.

 

Esta publicação é um breve resumo dos esforços para atender aos nossos compromissos.

 

Boa leitura.

 

Aquilino Paolucci
Presidente da Alcoa América Latina & Caribe