Relatório de Sustentabilidade




O ano de 2014 foi representado pela evolução na estratégia de negócios da Alcoa em todo o mundo em busca de maior competitividade. Foi um ano de investimentos nas unidades de Itapissuma (PE) e a inauguração da quarta prensa em Tubarão (SC), e de adequação das capacidades instaladas nas fábricas de extrudados e do volume de produção de alumínio primário às condições atuais do mercado, com reduções nas linhas de produção em Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).


Para minimizar os efeitos das reduções de pessoas, oferecemos suporte para recolocação dos profissionais em outras empresas e cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento, além de compensações financeiras.


Por outro lado, o ano trouxe grandes motivos para comemoração: melhoramos o desempenho econômico e financeiro, e nossos indicadores de segurança relacionados a incidentes com restrição e afastamento atingiram as melhores marcas dos últimos anos. Também superamos metas e continuamos aprimorando iniciativas nas áreas ambiental e social, com programas de redução de emissões de gases de efeito estufa e destinação de resíduos, assim como o desenvolvimento do programa ECOA, que oferece educação ambiental voltada para a construção de sociedades sustentáveis beneficiando as comunidades onde mantemos operações.


Esta prestação de contas é um breve resumo dos esforços que nós realizamos diariamente na Alcoa para honrar os compromissos da companhia.


Boa leitura.


José A. Drummond
Presidente da Alcoa América Latina e do Grupo
Global de Soluções de Transporte e Construção