Estratégia


Para alcançar o sucesso financeiro com responsabilidade social, ambiental e excelência operacional, a Alcoa estabeleceu metas de curto e de longo prazos (2020/2030), que auxiliam as unidades da companhia a integrar os aspectos de sustentabilidade em suas operações. No Brasil, as metas-chave de saúde, segurança e meio ambiente estão descritas a seguir.

 

 


 

A Alcoa se prepara para adotar a norma internacional de responsabilidade social ISO 26000, que aborda os temas: direitos humanos, práticas trabalhistas, meio ambiente, práticas leais de operação, questões dos consumidores e desenvolvimento da comunidade.

 

Diálogos sobre sustentabilidade

 

Em junho de 2012, em parceria com organizações não governamentais, empresas e sociedade civil, a companhia participou ativamente da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Rio de Janeiro, um momento para discutir sobre a sustentabilidade e o futuro para as próximas gerações. No mesmo ano, participou ativamente de discussões sobre temas relativos ao custo da energia, à mineração, à Política Nacional de Resíduos Sólidos, à redução das emissões nacionais de gases de efeito estufa (GEE), à conservação da biodiversidade e à recuperação da competitividade da cadeia do alumínio.

 

Gestão da Sustentabilidade

 

As questões de sustentabilidade mais relevantes para a Alcoa no Brasil estão refletidas em sete temas materiais (apontados na matriz de materialidade). Para o relato de 2012, foram consultados clientes, fornecedores, funcionários, jornalistas, ONGs, comunidades e integrantes do setor governamental, a fim de levantar a percepção sobre o conteúdo do relatório anterior, a estratégia de sustentabilidade 7+2 e os compromissos assumidos pela Alcoa para tratar esses temas.