Atuação em Rede


A Alcoa utiliza a Net Promoter Score (NPS) para conhecer a percepção dos clientes sobre seus produtos e serviços. Em 2012, 559 clientes participaram da NPS; destes, 66,19% se mostraram satisfeitos com a Alcoa.

 

Soluções para a Sustentabilidade

 

Você sabia que aproximadamente 75% do alumínio já produzido no mundo ainda continuam em uso? O metal pode ser infinitamente reciclado e possui diversas aplicações que contribuem para um futuro sustentável.

 

A Alcoa desenvolve um tipo de perfil extrudado de alumínio que possui 80% de metal reciclado a partir de resíduos industriais gerados em sua própria produção. A empresa forneceu esse material para a obra do estádio de futebol Arena Fonte Nova, em Salvador, que sediará jogos da Copa do Mundo em 2014.

 

A companhia criou a Reynobond EcoClean, uma tinta invisível que, por meio de reação química, é capaz de limpar o ar,quando aplicada sobre o alumínio. Ao ser utilizada em um edifício de 1.000 m2, por exemplo, pode compensar as emissões causadas por quatro carros em um dia, o equivalente à capacidade de limpeza do ar de aproximadamente 80 árvores.

 

A empresa também comercializa as Rodas de Alumínio Forjado Alcoa, que possuem metade do peso de uma roda de aço e, ao serem aplicadas nos veículos comerciais, maximizam a capacidade de carga e a quantidade de passageiros por viagem. Proporcionam uma redução no consumo de combustíveis de até 1,9 mil litros e na emissão de gases de efeito estufa de até 16,3 toneladas a cada 18 rodas, durante a sua vida útil (aproximadamente 1.600.000 quilômetros rodados).

 

Compras Sustentáveis

 

Por meio do programa Compras Sustentáveis, a Alcoa considera critérios socioambientais na avaliação, qualificação e contratação de parceiros comerciais. Em 2012, 76 fornecedores foram avaliados e 28 foram auditados no local onde estão situados, incluindo algumas empresas que prestam serviços aos fornecedores.

 

Pesquisa, desenvolvimento e inovação

 

Para prospectar e implementar inovações tecnológicas, a Alcoa conta com a área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, que tem por objetivos propor soluções de produtos e serviços para clientes, destinar de forma sustentável os resíduos sólidos, aumentar a vida útil de equipamentos industriais e elevar a eficiência energética. Em 2012, a Alcoa na América Latina e Caribe destinou mais de 58 mil toneladas de resíduos, gerando uma receita de R$ 9,8 milhões. Esses esforços foram direcionados para os seguintes produtos especiais:

 

  • alumina proveniente do sistema de coletores de pós da Refinaria;
  • cinzas resultantes da queima de carvão mineral na caldeira da refinaria da unidade de São Luís (Alumar), para serem incorporadas na fabricação de cimento, em substituição à argila calcinada;
  • materiais ricos em carbono provenientes do processo de produção de anodo;
  • sobras de revestimentos após desmonte das cubas eletrolíticas;
  • sobras de alumina, derivadas da limpeza da área de produção do alumínio metálico.