Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio


Inovamos no prêmio para você inovar na proposta!

 

Em onze edições, o Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio já somou 2.262 projetos inscritos e 232 universidades participantes. O objetivo do concurso é estimular a utilização do alumínio, material infinitamente reciclável, para criar projetos com soluções inovadoras de produtos ou aplicações com esse metal.


A realização da 11ª edição do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio reforçou o compromisso da Alcoa ao incentivar o desenvolvimento de soluções criativas, sustentáveis e inovadoras que façam a diferença para a sociedade e para o meio ambiente.


Na 1ª etapa do 11º Prêmio Alcoa, todos os projetos recebidos foram avaliados por um Comitê, formado por profissionais da Alcoa, que selecionou os dez finalistas que participaram da próxima fase. A 2ª etapa compreendeu o desenvolvimento tridimensional – para o qual cada grupo finalista recebeu uma ajuda de custos de R$ 3 mil - e apresentação presencial de todos os projetos finalistas para a Comissão de Premiação. Essa Comissão escolheu o projeto vencedor de cada categoria. Após a apresentação, os 10 projetos finalistas foram expostos para o público em geral, uma oportunidade única para conhecer, debater e ampliar o contato com os autores dos projetos.


O 11º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio contou com o apoio institucional das principais entidades do setor, como Instituto de Engenharia (IE), Instituto Ethos, Associação de Ensino/Pesquisa de Nível Superior em Design no Brasil (AEnD-BR), Associação dos Designers de Produto (ADP), Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN) e apoio técnico da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).
 





Compartilhe!