Modelo Alcoa de Sustentabilidade


Na Alcoa, a sustentabilidade é definida como a aplicação de nossos valores para alcançar o sucesso financeiro, a excelência ambiental e a responsabilidade social, em parceria com todos os públicos de interesse, a fim de apresentar benefícios concretos de longo prazo aos nossos acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e às comunidades onde atuamos.


O Modelo Alcoa de Sustentabilidade está alinhado ao modo como os negócios da companhia são conduzidos, garantindo que todas as unidades saibam como integrar o tema às suas operações e que os públicos de interesse compreendam como a sustentabilidade está ligada às principais estratégias da companhia.


Em 2010, foi criada uma Equipe Global de Sustentabilidade em nível executivo, com o objetivo de integrar a sustentabilidade nas estratégias de negócios. As primeiras ações da equipe foram revisar as metas da Estratégia Global de Sustentabilidade 2020 e desenvolver um novo conjunto de metas para orientar o progresso nos negócios até 2020/2030, tendo com ano-base 2005.


Vários integrantes da equipe Alcoa Brasil pertencem ao Comitê de Sustentabilidade Global. Eles contribuem para a elaboração de uma agenda corporativa sustentável mais ampla, garantindo que a abordagem de sustentabilidade global da companhia esteja de acordo às necessidades locais.