Usina Hidrelétrica Machadinho


Meio Ambiente

 

Sempre preocupada em preservar o meio ambiente de sua área de atuação, a Usina Hidrelétrica Machadinho desenvolve projetos que garantem uma convivência harmônica com todo ecossistema da região.
Sua Licença de Operação, emitida pelo órgão ambiental, foi renovada em junho de 2014, requerendo a implantação e manutenção de15 programas ambientais e de relacionamento com as comunidades do entorno da usina. 


Como destaque na área de sustentabilidade e meio ambiente, anualmente ocorre na região a Semana de Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde o público da região pode participar de palestras, cursos, eventos culturais e capacitações na área de sustentabilidade.


Recuperação da Faixa Ciliar


O projeto de restauração ecológica da faixa ciliar teve início em 2010 e tem como meta o plantio 100 mil mudas.


O plantio de espécies nativas integra um programa específico, desenvolvido pelo Consórcio Machadinho em parceria com o Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de recuperar a vegetação de 6% da Área de Preservação Permanente (APP) que ainda se encontram sem cobertura vegetal.


Para que a restauração ocorra de forma natural, os pesquisadores da UFRGS optaram por plantar mudas de espécies com características diferentes, como tolerância à luz e período de floração e frutificação. Ao reintroduzir espécies que florescem e frutificam em épocas diferentes do ano, essa metodologia potencializa a disponibilidade de alimento para animais nativos, facilitando a restauração de processos ecológicos. A diversidade de espécies das mudas plantadas é outro objetivo do projeto: ao todo, são cerca de 80 espécies de árvores que estão sendo plantadas nas áreas da faixa ciliar.


Além do plantio no local, mudas também são doadas à comunidade do entorno da UHE Machadinho, a fim de promover a conservação ambiental.


Programa de Formação de Educadores Ambientais (PFEA)


Focado na formação de multiplicadores, o Programa de Formação de Educadores Ambientais (PFEA) foi estruturado para que os educadores ampliem seus conhecimentos na área ambiental, visando identificar e analisar práticas pedagógicas que contribuam para sua divulgação. Desenvolvido em parceria com o poder público e as comunidades do entorno à UHE Machadinho, o PFEA já capacitou 60 educadores da região, permitindo-os adaptar o conhecimento sobre Meio Ambiente à realidade local.

 


Saiba mais 

 

Usina Hidrelétrica Machadinho 

Comunidade
Centro de Atendimento à População