Usina Hidrelétrica Machadinho


Comunidade

 

O Consórcio Machadinho investiu na recomposição da paisagem, estradas e rede elétrica da região. Aplicou recursos em infraestrutura para construção de reassentamentos rurais, com escolas, igreja, centros comunitários e de lazer, além de oferecer ajuda financeira até a primeira colheita e assistência técnica agrícola e social por cinco anos.

 

Durante as obras, o Consórcio Machadinho empregou mais de sete mil pessoas, gerando 30 mil empregos indiretos. Com o enchimento do reservatório, 754 famílias, espalhadas por 1080 propriedades, foram transferidas para novos locais de moradia. Outras centenas de famílias foram indenizadas e tiveram a oportunidade de escolher um lugar para viver e trabalhar.

 

A Usina Hidrelétrica Machadinho é um importante agente do desenvolvimento sustentável na região onde está inserida. Por isso, o consórcio preza pela construção de um relacionamento sólido e duradouro com as comunidades de entorno do empreendimento, a fim de contribuir para seu desenvolvimento econômico e social.

 

Em parceria com órgãos públicos e entidades do terceiro setor dos municípios da área de abrangência, o consórcio Machadinho promove, patrocina e apoia diversos projetos de iniciativa das comunidades, nos quais o Instituto Alcoa tem significativa participação.

 

Uma parceria inovadora estabelecida em 2011 está associada ao Projeto de Proteção das Nascentes das Comunidades Rurais do Município de Machadinho. O Instituto Alcoa, em parceria com o consórcio da Usina Hidrelétrica Machadinho, a Tractebel Energia e a Embrapa, investirá durante dois anos em recursos para a proteção de 24 nascentes, com o plantio de árvores nativas e de erva mate em quase 40 hectares, visando à melhoria da qualidade da água e à perpetuação desse recurso natural.

 

Para garantir recursos a áreas consideradas essenciais ao desenvolvimento sustentável, o consórcio Machadinho direciona seus investimentos, prioritariamente, a projetos relacionados à saúde, educação, segurança e desenvolvimento sociocultural.

 

Programas de Visitas à UHE Machadinho

 

Com o objetivo de integrar a comunidade com a Usina, em agosto de 2007 a Usina Hidrelétrica de Machadinho iniciou um programa de visitas (aproximadamente 500 visitantes por mês). O público-alvo das visitas são os alunos da rede pública, associações, instituições, entidades e lideranças que fazem parte da comunidade dos municípios lindeiros ao reservatório da Usina.

 

Os visitantes podem assistir ao vídeo institucional do complexo e conhecer as instalações, acompanhados por guias treinados. Durante o programa, as pessoas têm a oportunidade de conhecer o mirante, a casa de força e o edifício de controle.

 

Periodicamente são feitas incursões a escolas, empresas e entidades representativas da região, levando informações sobre a Usina e reafirmando o convite a participar do Programa de Visitas. Para viabilizar o transporte dos visitantes até a usina, firmam-se parcerias com algumas prefeituras da região, que se responsabilizam pelo traslado dos munícipes.

 

Em 2011, 9.850 pessoas participaram do Programa de Visitas. Desde 2002, mais de 50 mil pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a usina.

 

As visitas podem ser agendadas pelo número 0800-644-0026.

 

Concurso de Redação

 

Com o objetivo de estimular o debate acerca de questões culturais e ambientais, o consórcio Machadinho realiza anualmente o Concurso de Redação, voltado a alunos de oitava série das escolas dos municípios próximos à usina.

 

A fim de preparar os candidatos para o concurso, o consórcio realiza um workshop sobre técnicas de redação, com a participação de professores de diversas escolas da região.

 

Em 2012, foram 700 participantes, entre alunos inscritos e membros da comunidade. Além disso, duas escolas de Piratuba (SC) receberam o título de Escola Sustentável e foram beneficiadas com recursos para implementação de projetos de sustentabilidade.

 

Centros de Atendimento à População

 

A integração com a comunidade da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Machadinho é uma das prioridades do Consórcio Machadinho. Os Centros de Atendimento à População (CAPs) permitem que essa relação se estreite e se fortaleça a cada dia. Com um CAP localizado em Piratuba (SC) e em Barracão (RS), a UHE Machadinho se coloca à disposição para ouvir e solucionar os problemas e anseios dos cidadãos dos municípios do entorno.

 

Os Centros de Atendimento à População recebem em média 25 pleitos por mês das mais variadas naturezas, como solicitações de direito a benefício e/ou indenização, liberações de escrituras de reassentados, solicitações de compras de áreas remanescentes do CMA, solicitações de doações e patrocínios, entre outros.


Saiba mais 

Usina Hidrelétrica Machadinho 

Meio Ambiente
Características Principais