Usina Hidrelétrica Machadinho


Usina Hidrelétrica Machadinho

 

A Usina Hidrelétrica Machadinho (UHE) está localizada no Rio Uruguai, entre os municípios de Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS). As obras, que tiveram início em março de 1998, foram concluídas em cinco anos. Nesse período, foram investidos US$ 618 milhões no projeto. A hidrelétrica possui a capacidade instalada de 1140 MW.

 

A ideia de construir a UHE surgiu nos anos 1970, mas somente em 1996, quando a Eletrosul Centrais Elétricas S.A. promoveu uma licitação para buscar parceiros e viabilizar a conclusão do empreendimento, o projeto tomou forma. O Grupo de Empresas Associadas Machadinho (GEAM) assinou em 1997 o Contrato de Constituição do Consórcio Machadinho, para implementação da Usina Hidrelétrica Machadinho.

 

A construção da Usina ficou a cargo das empresas que formavam o Consórcio GEAM, posteriormente sucedido pela Machadinho Energética S/A (MAESA). A Eletrosul, sucedida pela Gerasul e pela Tractebel Energia S/A, foi responsável pelo gerenciamento técnico da implementação, e a operação e manutenção da Usina.

 

O Consórcio Machadinho é formado por oito grandes empresas em que a Alcoa possui 25,74% de participação. Os demais integrantes do investimento são: Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (27,5%); Votorantim Cimentos Brasil Ltda. (5,6%); Tractebel Energia S/A (19,2); Vale S/A (8,2%); Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT (5,5%); InterCement (5,2%) e DME Distribuição S/A – DMED (2,7%).

 

A Usina Hidrelétrica Machadinho entrou em operação em fevereiro de 2002. Seu reservatório abrange terras de 10 municípios: Piratuba, Zortéa, Celso Ramos, Anita Garibaldi, Campos Novos, Capinzal em Santa Catarina; e Machadinho, Maximiliano de Almeida, Barracão e Pinhal da Serra no Rio Grande do Sul. Suas atividades operacionais são certificadas nas normas NBR ISO 9001 e ISO 14001 e OHSAS 18001.


Saiba mais 

 

Meio Ambiente
Comunidade
Características Principais