Folhas e Chapas


As chapas e folhas de alumínio Alcoa estão presentes em aplicações, como eletrodomésticos, sistemas de refrigeração, condicionadores de ar, utensílios domésticos, construção civil, antenas, transportes, implementos rodoviários, linha automotiva, embalagens flexíveis para alimentos, longa vida, farmacêutico, tampas e lacres.


Utilizadas em larga escala pela indústria, as chapas e folhas de alumínio Alcoa têm diversas aplicações graças às reconhecidas características do metal: leveza, praticidade e funcionalidade.


A companhia conta com produtos para o segmento de bens de consumo com rígidos controles dimensionais e propriedades mecânicas e, nacionalmente, é a única indústria de laminados de alumínio com linha de pintura própria.


Para a indústria elétrica, as folhas e chapas da Alcoa apresentam padrões de qualidade e ligas perfeitas para atenderem às exigências de suas aplicações, podendo ser usadas em transformadores, antenas, cabos, barramentos e outros componentes para o segmento eletroeletrônico. Outros usos possíveis são: acabamento para máquinas, revestimentos de molduras e luminárias, etiquetas metálicas e painéis anodizados.


De acordo com o acabamento, as chapas e folhas podem ter diferentes aplicações:

 

  • Natural: O acabamento padrão da chapa possui baixa reflectância e pode apresentar variações de brilho.

  • Brilhante: Esse tipo de acabamento é obtido através do processo de laminação e apresenta uma das faces mais reflectivado que a do acabamento natural devido à menor rugosidade do cilindro de laminação.

  • Envernizado ou Pintado: Antes da chapa receber a pintura ou verniz é feita uma preparação química de superfície que proporciona melhor resistência a corrosão e melhor aderência dos revestimentos. Essa preparação consiste em um tratamento de desengraxe, limpeza e ancoragem. Após esse processo, a chapa recebe em uma ou ambas as faces a aplicação de verniz ou de tinta a base de Polyester. Para a aplicação destes revestimentos é utilizado o sistema “coilcoating” que confere ao alumínio maior resistência a corrosão, abrasão e intempéries, além de proporcionar excelente acabamento superficial.

  • Lavrado (Stucco): A chapa lavrada tem o aspecto superficialmente modificado pelo desenho “stucco” em ambas as faces.

  • Gofrado: A chapa gofrada tem o aspecto superficialmente modificado com desenho tipo gofrado em ambas as faces.

  • Antiderrapante: O material é uma chapa gravada em alto relevo com desenhos de cinco lágrimas através de um processo especial de laminação. Esse tipo de acabamento confere a característica antiderrapante ao produto.

  • Brilhante/Fosco: Uma das faces apresenta acabamento brilhante e a outra é fosca, que é resultado do acabamento alumínio/ alumínio na laminação duplada.

 

Para fazer download dos catálogos de produtos, clique aqui.