Usina Hidrelétrica Estreito


Comunidade

 

Em parceria com o poder público, o Ceste contribuiu para o desenvolvimento da comunidade com obras de infraestrutura urbana e construção de escolas e postos de saúde, além da implementação de um programa de reconstrução da infraestrutura viária e de sistemas de transmissão de energia elétrica para a região atingida.


O consórcio concluiu mais de 280 obras nos municípios de sua área de abrangência, entre obras de recomposição - como pontes, acessos vicinais, novos trechos em rodovias federal, estadual e municipal, além de outras obras de arte e equipamentos sociais localizados em áreas interferidas pelo lago do empreendimento - como obras acordadas em parceria com as prefeituras, por meio da assinatura de Termos de Compromisso Mútuo (TCMs), visando a reforçar o atendimento à população nas áreas da saúde, educação, segurança pública, e outros setores.


O Ceste tem o compromisso de manter uma comunicação aberta com a comunidade atingida pelo empreendimento. O Consórcio de Energia Estreito entende ser necessário buscar compreender os anseios e expectativas da população local, incorporando soluções para promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.


Um importante marco social foi o acordo firmado em 2010 entre o Ceste e o Ministério de Pesca e Aquicultura, no valor de cerca de R$ 3 milhões, para implementação do Complexo Integrado de Escoamento, Processamento e Beneficiamento da Produção Pesqueira na região onde o empreendimento está inserido, visando a beneficiar os pescadores da área de abrangência da Usina.


Benefícios à população


A construção da Usina Hidrelétrica Estreito trouxe melhorias para as comunidades locais. Nos doze municípios localizados ao redor da área do reservatório e da Usina foram implementados programas para a promoção da educação ambiental, realocação e apoio às atividades produtivas, reurbanização, preservação e resgate arqueológico e valorização do patrimônio cultural, além da promoção de melhorias na infraestrutura de atendimento à saúde e ao bem-estar da população.

 

  • Novas estruturas de lazer (praias);
  • Melhorias na infraestrutura local;
  • Recursos para Unidades de Conservação Ambiental;
  • Pesquisas na área de arqueologia;
  • Assistência técnica para agricultura familiar;
  • Investimento dos empreendedores e do governo no crescimento regional;
  • Melhoria da qualidade de vida da população local.

 

 


Saiba mais 

 

A Usina Hidrelétrica Estreitoempresa 

Meio Ambiente
Investimento Social Estreito (ISE)