Usina Hidrelétrica Estreito


Usina Hidrelétrica Estreito

 

A Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), no Rio Tocantins, é um empreendimento do Consórcio Estreito Energia (Ceste), com 25,49% de participação da Alcoa. Os outros integrantes do investimento são Tractebel Energia (40,07%); Vale (30%) e Camargo Corrêa Energia S.A (4,44%).


Com potência de 1.087 megawatts, a concessão de uso para a exploração da usina foi adquirida por meio de leilão, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 12 de julho de 2002. Inaugurada em 17 de outubro de 2012, a usina gerou cerca de 36 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção.


A Usina Hidrelétrica Estreito traz mais confiabilidade no suprimento de energia nos sistemas Norte/Nordeste, beneficiando principalmente os consumidores industriais e residenciais instalados nesta região.


A energia produzida pela UHE Estreito é incorporada aos sistemas Norte/Nordeste e Norte/Sul/Sudeste de transmissão de energia, sendo distribuída para todo o território nacional, para consumidores industriais e residenciais, inclusive para os moradores da região onde está localizada.


Características

 



Saiba mais 

 

Meio Ambiente
Comunidade
Investimento Social Estreito (ISE)