Estratégia


A Estratégia Global de Sustentabilidade 2020 foi criada em 2000 por uma equipe formada por funcionários e especialistas em sustentabilidade da Alcoa, representando todas as regiões onde a companhia está presente.

 

Esta estratégia tornou-se um guia para os negócios e um meio de integrar todos os aspectos de sustentabilidade na rotina das operações da Alcoa. O documento é composto por metas de longo prazo, relacionadas a questões ambientais e sociais, além de parâmetros de curto e médio prazo, estabelecidos pela liderança e pelos especialistas da companhia.
 
O trabalho foi aprimorado em 2009, com a formação do Comitê Global de Sustentabilidade, que revisou as metas e objetivos existentes e desenvolveu novas com o intuito de impulsionar o progresso de nossas unidades até 2020 e, em algumas áreas, até 2030.

 

Temas estratégicos de sustentabilidade

 

Em 2006, a Alcoa se uniu a um grupo de empresas que trabalham com a metodologia do Global Leadership Network (GLN) para identificar com funcionários, clientes, fornecedores, representantes do governo e Organização Não Governamentais (ONGs), as questões de sustentabilidade mais relevantes que precisavam ser incluídas nas estratégias e ações da companhia no Brasil.

 

A partir dessa pesquisa, foram definidos temas estratégicos, a princípio foram mapeados 6 temas centrais e 2 transversais (6+2).Em 2009 após uma consulta com as partes interessadas esses temas evoluíram para o modelo 7+2.


Estes assuntos auxiliam nas ações de sustentabilidade da companhia, garantindo alinhamento à estratégia de negócios.

 

Os temas definidos na pesquisa são:

 

- Conservação de recursos naturais e da biodiversidade: Foram definidos objetivos para a redução dos impactos decorrentes das operações da Alcoa, principalmente em suas minas, e para a contribuição para a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade.

 

- Desenvolvimento local e regional: A companhia trabalha para promover geração de emprego e renda nas comunidades em que está inserida, além de melhorias nos índices de desenvolvimento humano.

 

- Gestão e desenvolvimento de pessoas: A Alcoa promove melhorias constantes no ambiente de trabalho, na capacitação dos funcionários e no desenvolvimento da liderança, contribuindo com o desenvolvimento de cada profissional.

 

- Estratégia das relações de trabalho: A companhia trabalha para oferecer as melhores condições para que o funcionário exerça a sua função sem colocar em risco sua saúde física e mental.

 

- Cadeia de valor: A Alcoa busca adotar boas práticas de sustentabilidade com seus parceiros comerciais.

 

- Acesso e uso eficiente de energia: Assegurar o suprimento de energia de forma eficiente e com menos impactos ambientais é vital para a sustentabilidade dos negócios da Alcoa.

 

- Gestão ambiental de resíduos, efluentes e emissões: A gestão ambiental é fundamental não apenas para a manutenção das licenças de operação da Alcoa, mas também para a saúde e segurança dos colaboradores e da comunidade em que está inserida.
 
Transversais

 

- Diálogo com as partes interessadas: Para conhecer a demanda dos stakeholders e, assim, promover de fato a integração entre a empresa e as partes interessadas, é fundamental manter o diálogo e o engajamento com esses públicos.

 

- Transparência e Responsabilidade: A transparência e a responsabilidade permeiam todos os outros temas estratégicos. Todas as práticas adotadas pela empresa devem ser desenvolvidas com o emprego dessas qualidades.