Usina Hidrelétrica Barra Grande


Comunidade

 

A Baesa trabalha em conjunto com as comunidades do entorno do empreendimento, atuando na melhoria contínua da região. Foram muitos os avanços obtidos nas condições de vida da população desde o início da construção da Usina, configurando novo panorama socioeconômico.


Um exemplo disso é a rodovia SC 456, que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. Graças à parceria entre Baesa e Governo do Estado de Santa Catarina, a integração da região é melhorada com a pavimentação da rodovia que liga Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS).


Outro fator importante para garantir a autossustentação das famílias da região é a capacitação das instituições em prol da preparação de projetos sociais. Desde o início das operações, em Novembro de 2005, , a Baesa vem apoiando parceiras na implantação de projetos comunitários voltados à geração de renda, tais como produção de leite, fruticultura, criação de peixes em açudes, apicultura, artesanato, criação de galinhas caipiras e suinocultura.


Para alcançar bons resultados, a Baesa vale-se de outra ferramenta fundamental: parceria com entidades reconhecidamente capacitadas, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) além do envolvimento nas parceiras com Cooperativas Locais.


Recentemente a BAESA lançou uma capacitação modular sobre a preparação de projetos sociais. Nelas as instituições recebem treinamentos e esclarecimentos sobre como elaborar um projeto sustentável. Como destaque no tema Diálogo Com partes Interessadas, anualmente ocorre na região a Semana de Meio Ambiente, no mês de junho e a Semana de Sustentabilidade, em setembro, onde o público da região pode participar de palestras, cursos, eventos culturais e capacitações na área de sustentabilidade. Recentemente foram implantados dois Conselhos Comunitários Consultivos, um representando as lideranças dos municípios catarinenses e outras lideranças dos municípios gaúchos, que objetivam:

 

  • Estabelecer uma relação de envolvimento e parceria entre a usina e as comunidades localizadas em sua área de influencia;
  • Estimular o protagonismo social e a corresponsabilidade socioambiental;
  • Incentivar a implementação, o desenvolvimento e a gestão de ações do Plano de Gestão do Reservatório com a participação da comunidade.

Saiba mais 

 

Hidrelétrica Barra Grande 

Meio Ambiente
Responsabilidade Social