Programa de Apoio a Projetos Locais


O Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa apoia projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e do setor público, a partir de seis áreas consideradas prioritárias pelo diagnóstico social desenvolvido pelo Instituto: educação, saúde, meio ambiente, trabalho e renda, segurança e governança. O programa é promovido em todas as localidades onde a Alcoa atua.

 

Para ter um projeto financiado pelo Instituto Alcoa, as organizações interessadas devem ler atentamente as informações, que incluem os documentos necessários, localidades elegíveis e critérios de análise. Caso atendam aos requisitos, deverão preencher a ficha de cadastramento, apresentando um projeto, que deve ter duração de um ano.


A instituição deve contar com, pelo menos, mais uma organização parceira na execução do projeto, a fim de favorecer a sustentabilidade das iniciativas e mudanças obtidas a partir dele. Confira os prazos de envio, análise e recebimento dos projetos:

 

  • Fev a 30 de Abril: Recebimento dos projetos e documentos das instituições
  • 31 de Maio: Validação da localidade com o Conselho Regional de Rels. Comunitárias
  • 31 de Julho: Análise do Comitê Técnico do Instituto Alcoa
  • 15 de Agosto: Aprovação dos projetos, comunicado às instituições beneficiadas e doação dos recursos (1ª parcela)

 

As equipes locais em todas as unidades da Alcoa no Brasil que recebem os recursos provenientes do Instituto Alcoa e Alcoa Foundation seguem um procedimento interno para que os projetos selecionados por sua localidade sejam aprovados pelo Instituto Alcoa.


Programa de Apoio a Projetos Locais


O processo tem início com o Community Framework, ferramenta de gestão global utilizada pela Alcoa, gerenciada pelo Instituto Alcoa, que atua como um guia para avaliação do relacionamento da Alcoa com todos os seus stakeholders.  Como parte desta metodologia, são elaboradas pesquisas nas comunidades, além de avaliações da liderança local.

 

A partir daí é elaborado um Plano Anual de Investimento Comunitário que contempla a estratégia de investimento social de cada unidade.  Esta estratégia é compartilhada com os Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, formados por representantes de organizações públicas e privadas, que junto com a unidade da Alcoa priorizam os projetos que serão encaminhados ao Instituto Alcoa.

 

O Comitê Técnico do Instituto Alcoa, por sua vez, avalia e aprova os projetos de acordo com as estratégias pré-definidas na região.  Os critérios para aprovação dos projetos incluem, entre outros, a análise dos objetivos e indicadores apresentados, e a sustentabilidade do projeto.

 

Conheça os projetos apoiados pelo Instituto Alcoa em 2012 clicando aqui.